Jubileu de Prata !!!

Ontem, a pelada que eu jogo desde os meus tempos de faculdade completou 25 anos. A atividade "pelada" na minha vida remonta desde que cheguei do Rio de Janeiro aqui nesta cidade, há 30 anos atrás. Fiz, faço e farei através dela amigos que serão para toda esta vida, perpetuando a alma de criança que recusa a ir embora, mesmo que o corpo teime em dizer o contrário.
Mas a mente não para, e neste ano da primeira década do séc. XXI, o blog se propõe a acompanhar os melhores momentos, fazer a restropectiva dos goleadores de 2009 e a artilharia sábado à sábado deste ano próximo.
Espero que além dos jogadores, tenhamos o prazer de receber a visita não só dos jogadores como também dos amantes do futebol informal. Saudações à todos, e Feliz 2010 prá gente, que todo mundo merece !!!

domingo, 27 de dezembro de 2009


Pelada (futebol)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

PeladaPelada, racha ou rachão é o nome dado no Brasil a uma partida recreativa de futebol com regras livres, normalmente sem a preocupação com tamanhos de quadra/campo, condição dos calçados e uniformes, marcações básicas (pequena e grande área, circulo central), impedimentos, faltas, tempo de jogo (muitas vezes as partidas são definidas em numero de gols), sendo tudo resolvido em consenso pelos jogadores.

Com objetivo lúdico, a pelada é a instância mais amadora do futebol, sendo praticada em qualquer espaço livre que permita a movimentação de um número mínimo de jogadores.

Existe divergência quanto a origem do nome. Alguns dizem que o termo pelada é originário de "péla", assim chamada as bolas de couro ou borracha, palavra derivada do latim vulgar pilella (diminutivo de pila) que significa bola ou novelo de lã. Outros dizem que o termo se deve à ausência de grama no terreno onde costumam ser realizadas as partidas, admitindo a comparação do termo "pelada" com "terreno desnudo" ou de "terra pelada".[1] [2]

No Brasil, uma pelada é uma gíria também utilizada pelos torcedores para designar uma partida profissional de baixa qualidade técnica/tática ou desinteressante.

O Peladão, com alguma sofistificação e regras próprias, é um dos maiores torneios de futebol amador do mundo com mais de 500 equipes participantes. É realizado em Manaus, Brasil, desde 1973.

Nenhum comentário:

Postar um comentário